Ligar-se a nós

Mundo

“Israel pagará o preço do genocídio mais cedo ou mais tarde”, diz presidente turco

Publicado

em

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou esta segunda-feira, 07, que Israel vai pagar pelo “genocídio que está a cometer” contra os palestinianos, um ano depois de ataques do Hamas terem desencadeado uma ofensiva israelita em Gaza.

Numa mensagem publicada nas redes sociais, Erdogan escreveu “Israel pagará, mais cedo ou mais tarde, o preço do genocídio que está a cometer há um ano e que continua a cometer”.

Referir que o Hamas e outras facções extremistas palestinianas atacaram o sul de Israel em 07 de outubro de 2023, numa acção sem precedentes que causou cerca de 1.200 mortos e 251 reféns que foram levados para Gaza, segundo Israel.

Israel respondeu ao ataque com uma ofensiva na Faixa de Gaza que, desde então, provocou cerca de 42.000 mortos, segundo o governo do enclave controlado pelo Hamas desde 2007.

Erdogan, que considera o Hamas um “grupo de resistência”, tem sido uma das vozes mais críticas de Israel no último ano, para o Presidente turco, “toda a humanidade foi assassinada em directo, perante os olhos do mundo, durante um ano”.

Milhares de pessoas manifestaram-se no domingo em Istambul em apoio à Palestina e em protesto contra a retaliação israelita em Gaza, que as autoridades turcas qualificaram de genocídio e de crime contra a humanidade.

Os protestos foram convocados por plataformas de solidariedade com os palestinianos, incluindo grupos próximos do partido no poder AKP, de Erdogan, e organizações islamitas.

 

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD