Mundo

Israel estima gastar mais de USD 34 milhões em 2026 apesar do cessar-fogo em Gaza

Publicado

em

O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, anunciou hoje, 05, que o governo estima um orçamento para o sector de mais de 34 e 630 milhões de dólares para o próximo ano de 2026. A informação de acordo com especialistas levanta sérias questões sobre intenção de Israel em querer almejar a paz, uma vez que estima este orçamento numa altura que observa um cessar-fogo na Faixa de Gaza, acordado em Outubro.

”Vamos continuar com determinação a fortalecer as Forças da Defesa de Israel, dar toda a resposta às necessidades dos nossos combatentes e reduzir a carga dos reservistas para garantir a segurança do Estado em todas as frentes”, lê-se em comunicado do Ministério da Defesa de Israel.

Referir que o gabinete do ministro das Finanças israelita, Bezalel Smotrich, indicou um aumento de 14.553 milhões de dólares por comparação com o orçamento para o sector em 2023, altura em que se deu o atentado terrorista do movimento radical islamista palestiniano Hamas, em 07 de Outubro, desencadeado a ofensiva sobre Gaza.

Entretanto, o Egipto, o Qatar, a Turquia e os Estados Unidos da América atuam como mediadores e garantes da frágil trégua que entrou em vigor em 10 de Outubro, após dois anos de guerra, que o Hamas e Israel se acusam mutuamente de violar desde então.

A primeira fase do cessar-fogo incluía a troca de reféns (vivos e mortos) ainda mantidos na Faixa de Gaza por prisioneiros palestinianos em posse de Israel, a retirada parcial das tropas israelitas no território e acesso de ajuda humanitária.

As próximas etapas do plano proposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump, ainda por negociar, prevêem a continuação da retirada israelita, o desarmamento do Hamas e o estabelecimento de um “Conselho da Paz” para gerir a Faixa de Gaza e o destacamento de uma força internacional.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version