Connect with us

Mundo

Israel e Alemanha abrem novos caminhos para cooperação estratégica

Published

on

O Primeiro-Ministro de Israel, Naftali Bennett, recebeu nesta quarta-feira, 2 de Março de 2022 em Jerusalém, chefe de governo alemão, Olaf Scholz, em um encontro que visou a abertura de novos caminhos para a cooperação estratégica entre os dois Estados. A guerra Russa-Ucrânia também mereceu analise do governante do medio oriente na conferência de Imprensa realizada nesta tarde.

“Hoje também tenho o prazer de anunciar que o chefe de governo e eu concordamos com a criação de uma nova cooperação estratégica entre o Estado de Israel e a Alemanha”, disse, acrescentando ainda que o encontro será no formato de um diálogo semestral com a segurança e assuntos diplomáticos no centro das conversações periódicas. “Eu acho que isso é uma actualização significativa em nossas relações”, reiterou.

Durante a sua intervenção na Conferência de Imprensa conjunta, Naftali Bennett mostrou-se igualmente preocupado com a tensão política que o mundo vive há mais de uma semana, com o ataque Russo à Ucrânia, tendo afirmado, ao dirigir-se ao chefe do governo alemão, que “a nossa obrigação como líderes é fazer o máximo para parar o derramamento de sangue, trazer o que está acontecendo do campo de batalha para a mesa de negociações o mais rápido possível”. Ainda não é tarde demais”, afirmou, esperançoso.

O Primeiro-Ministro Israelita afirmou que o seu país está do lado do povo da Ucrânia. “Enviamos uma assistência humanitária considerável – três aviões com 100 toneladas de equipamentos, principalmente médicos – e estamos determinados a continuar e até fazer mais”.

Referiu igualmente que é responsabilidade do seu país garantir que o Irão não tenha armas nucleares nem a possibilidade de obtê-las.

Sobre as negociações em Viena, entre Irão e Áustria, através das quais o Irão pretende um acordo para instalar centrífugas em larga escala dentro de alguns anos no seu país, Naftali Bennett afirmou ser uma possibilidade inaceitável” para o Israel.

“Israel saberá se defender e garantir sua segurança e seu futuro. Também esperamos que nossos amigos no mundo não aprovem uma instalação massiva de centrífugas nos próximos dois anos e meio, e já se preparem para o dia seguinte”, disse.

No caso de a pretensão do seu vizinho Irão concretizar-se, o governante israelita garantiu ainda que o seu país saberá se defender e garantir sua segurança e seu futuro, pelo que espera que “os nossos amigos no mundo não aprovem uma instalação massiva de centrífugas nos próximos dois anos e meio, e já se preparem para o dia seguinte”.

Reconheceu que o mundo enfrenta agora novos desafios e, por esta razão defende trabalho conjunto entre as nações.

Naftalli Bennett terminou a sua intervenção de forma lacónica: “Bem-vindo a Jerusalém, Sr. Chefe de governo. Devido às circunstâncias, esta é uma visita curta; no entanto, o senhor insistiu em vir e já conseguimos fornecer muito conteúdo tangível em nossas conversas. Muito obrigado”.