Mundo
Israel confirma disparos contra suspeitos no norte de Gaza e acusa violação do cessar-fogo
As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram nesta terça-feira, 14, terem disparado contra “vários suspeitos” que se aproximaram das suas tropas posicionadas no norte da Faixa de Gaza, numa altura em que o cessar-fogo mediado por parceiros internacionais enfrenta novos riscos de colapso.
De acordo com uma publicação oficial das IDF na rede social X (antigo Twitter), os alegados intrusos “cruzaram a linha de segurança”, acto considerado “uma clara violação do acordo de cessar-fogo em vigor”.
As autoridades militares israelitas apelaram ainda aos moradores de Gaza para que “sigam as instruções das forças no terreno e mantenham distância das tropas”, reforçando que qualquer aproximação não autorizada às zonas de segurança será tratada como ameaça.
O episódio ocorre num momento de tensão crescente na região, com relatos de movimentações militares e trocas de acusações entre Israel e o Hamas sobre o cumprimento dos termos da trégua humanitária.
Observadores internacionais alertam que incidentes como este podem comprometer os esforços diplomáticos em curso, sobretudo as negociações para o aumento do acesso humanitário e o eventual prolongamento do cessar-fogo.