Mundo
Israel: “a situação é altamente difícil para um Estado que enfrenta quatro batalhas”
O especialista em relações internacionais, Mário Gerson, disse esta quarta-feira, 02, que se regista no Médio Oriente uma guerra aberta.
O conflito entre Israel, a Palestina e o Líbano parece ter se estendido ao Irão. O Governo iraniano confirmou o lançamento de 200 mísseis contra Israel num ataque lançado na noite de terça-feira, de acordo com a televisão estatal iraniana.
Mário Gerson explicou que, nesse momento, Israel está em quatro frentes.
“Depois de vários avisos e alertas, o Irão partiu para o ataque. Quase todos os mísseis foram interceptados, mas o Irão acabou por tomar essa iniciativa. Israel enfrenta quatro batalhas em Gaza, com o Líbano (Hezbollah), ataques sazonais com o Iémen (Huthis) e os Othis, e agora com o Irão”, disse.
Mário Gerson não tem dúvidas de que se vive uma situação difícil no Médio Oriente.
“A situação é altamente difícil para um Estado que enfrenta quatro batalhas. São disparos provenientes de quatro locais. Washingon já mostrou que estará inclinado a apoiar Israel. Portanto aqui as ondas de condenações internacionais começam a surgir, muitos estados vão condenando a atitude do Irão. Aqui a questão que se coloca é se Israel vai responder ou não essa ofensiva. Israel não leva desaforo para casa e vai ter uma resposta dentro de dias. Foi um flash, porém preocupou muito essa tendência iraniana e não sabemos se voltarão a fazê-lo ou não”, argumentou.
Este foi o segundo ataque do Irão contra Israel desde Abril, quando atacou o território israelita pela primeira vez noutra série de bombardeamentos com mísseis e ‘drones’ (aparelhos aéreos não tripulados).