Connect with us

Angola que dá certo

ISPAJ leva diversos serviços gratuitos aos moradores do Bairro 28 de Agosto (Lixeira) 

Published

on

No próximo dia 18 de Abril, os moradores da comunidade do Bairro 28 de Agosto, conhecida como Lixeira, no Nova Vida, em Luanda, irão beneficiar de várias actividades realizadas por estudantes, professores e funcionários do Departamento de Pós-graduação, Extensão e Empreendedorismo do ISPAJ.

A programação prevê atendimento médico e psicológico clínico, cursos de educação ambiental, além da entrega de diversos donativos e fundos para a população vulnerável do local.

De ressaltar, que o corpo académico do ISPAJ tem realizado um estudo de vulnerabilidade com os habitantes da comunidade da Lixeira, especificamente com aqueles que vivem na parte superior, composto por casas metálicas, com o objectivo de fazer um levantamento da situação social e económica dos moradores. 

O estudo servirá de base para a elaboração de projectos de desenvolvimento local e também para realizar uma campanha de sensibilização, que permitirá às autoridades implementar medidas mais abrangentes, a fim de melhorar as condições de vida da população vulnerável.

Os resultados obtidos a partir da investigação conduzida pelo Departamento de Pós-graduação, Extensão e Empreendedorismo serão objecto para a criação de projectos ulteriores de desenvolvimento local.

Jornadas Científicas 

A actividade decorre no âmbito das Jornadas Científicas 2023, que este ano decorre de 18 a 21 de Abril, sob o lema  “ISPAJ e sociedade rumo à inovação e desenvolvimento sustentável”.

Neste período, irão ocorrer na sede do ISPAJ, no Nova Vida, exposições, feiras da saúde e palestras sobre diferentes temas científicos relacionados com os desafios do Executivo angolano, tais como: industrialização, saúde, ambiente, saneamento básico das comunidades, diplomacia económica e diversificação da economia nacional.

A actividade pretende promover a partilha de conhecimentos, promoção de intercâmbio científico entre os estudantes e académicos, bem como, apresentação dos resultados investigativos ou de pesquisas realizadas nas comunidades mais carenciadas das periferias de Luanda.

“O ISPAJ pretende extrapolar a simples tarefa de formar jovens para o mercado de trabalho, incluindo nos seus planos e metodologias de ensino a tarefa de atribuir aos alunos o senso crítico, e prepará-los para uma sociedade em constante transformação e bastante competitiva. Mas, além disso, surge outra necessidade de envolver-se directamente com grupos vulneráveis posicionando-se como uma das IES angolanas, que não só entrega profissionais ao mercado de trabalho, mas também forma homens e mulheres altruístas empenhados em promover valores humanistas e solidários”.

Abertura Jornadas Científicas

Data: 18 a 21 de Abril
Horário: 8h
Local: Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude – Auditório Principal

Actividade na Comunidade da Lixeira

Data: 18 de Abril
Horário: 9:45 – 12h
Local: Comunidade do Bairro 28 de Agosto

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas