Connect with us

Destaque

Ismael Mateus, Amilcar Xavier e Paula Simon entre os indicados para dirigir a RNA

Published

on

São dadas como certas, as informações que indicam que o Ministro da Comunicação Social João Melo deverá reestruturar completamente os Conselhos de Administração dos órgãos públicos de comunicação, para colocar quadros de reconhecida competência, tendo em conta as mudanças organizativas e editoriais que estes órgãos poderão ser alvo. 

Depois de termos avançado a notícia de que Mateus Gonçalves e Mateus Cristovão estarem indicados para liderar as rádios 5 e Luanda, respectivamente, eis que surgem os nomes de Ismael Mateus, Amílcar Xavier e Paula Simon na lista dos quadros que poderão estar entre os nomeados para a administração da RNA. 

Além da competência que se reconhece dos profissionais indicados, o Correio da Kianda sabe que  Mateus Gonçalves é amigo de círculo restrito do Presidente da República João Lourenço, ao passo que, Mateus Cristovão é figura de confiança de João Melo e Celso Malavoloneke, por ter sido aluno de ambos.

Para alguns jornalistas contactados pelo Correio da Kianda a propósito do assunto, a nomeação de Paula Simon, é também uma forma que o MPLA viu de compensar o contributo que o seu pai, Francisco Simon, deu a causa do nacionalismo angolano. Ao passo que Amílcar Xavier, tido como o candidato mais forte entre os nomeados, além de reunir simpatia entre dirigentes da cúpula mais forte do M, é também amigo pessoal do casal presidencial. 

Entre os nomeados, destaca-se também o radialista Sebastião Lino, actual administrador para a área de programas da RNA. Consta que Sebastião Lino será reconduzido ao cargo, por orientação de Luís Fernando, o actual Secretário do Presidente da República para Imprensa e Comunicação Institucional, que faz gosto em continuar a ver o realizador do programa conversas no quintal no mesmo cargo.

Ismael Mateus é a grande novidade no grupo. Funcionário antigo da RNA, Ismael Mateus, volta aos quadros da empresa onde já desempenhou funções directivas, décadas depois de ter abandonado em circunstancias mais ou menos dramaticas o quadro de funcionários da estação radiofónica. Apesar da sua reconhecida competência e ser próximo do actual Vice-Presidente, Ismael Mateus não  é muito bem visto em alguns círculos do MPLA, mas diz-se que a sua nomeação é um desejo do Ministro da Comunicação Social. 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas