Connect with us

Partidos Politicos

Isaías Samakuva orienta sentido de voto aos delegados

Redação

Published

on

isaías samakuva orienta sentido de voto aos delegados - SAMAKUVA - Isaías Samakuva orienta sentido de voto aos delegados

O presidente cessante da UNITA, Isaias Samakuva, no discurso de abertura do XIII Congresso Ordinário da UNITA, onde será escolhido o seu sucessor, fez declarações de orientação explícita das opções de voto que os delegados devem tomar para a escolha do novo líder do partido.

Dirigindo-se aos 1.150 delegados que vão eleger o novo presidente, Samakuva aconselhou para escolherem “líderes com capacidade de congregar, e não dividir” que sejam “honestos e disciplinados” e que trabalhem “afincadamente em equipa para a conquista do poder do Estado”.

Deixou também recados aos candidatos, lembrando que devem obediência aos estatutos e aos órgãos superiores de direção e frisando que “nenhum candidato é maior do que a UNITA” nem é “o barulho ou o falar mais alto que faz alguém o mais preferido”.

Isaías Samakuva assinalou que o partido realiza o XIII congresso no mesmo ano em que conseguiu fazer a exumação e inumação dos restos mortais de Jonas Savimbi, um ano de “consagração da sua memória” e em que a UNITA “aumentou significativamente o seu valor no mercado político”.

O dirigente afirmou também que há mais gente “a sentir-se atraída à UNITA” e que “os que haviam congelado a sua militância sentem-se motivados a voltar”, pelo que é também tempo de o partido do “Galo Negro” promover a reconciliação interna.

O presidente cessante lembrou que, desde 1966, o partido atravessou momentos de tensão que “nem sempre conduziram a bons desfechos” e considerou que este congresso é “o momento adequado para virar a página que ensombrou” o passado, pedindo que seja tomada “uma posição clara que signifique o virar da página”.

O conclave do “Galo Negro” decorre até sexta-feira no complexo Sovsmo, no município de Viana, em Luanda.

Concorrem a à liderança da UNITA, o actual porta-voz do partido, Alcides Sakala, o presidente do grupo parlamentar, Adalberto Costa Júnior, e o antigo secretário-geral, Abílio Kamalata Numa, vice-presidente cessante, Raul Danda, e José Pedro Katchiungo

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (16)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (18)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (71)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (11)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação