Politica
Isaías “Kalunga” é candidato único à liderança do CNJ
A comissão de mandato da VII Assembleia Geral ordinária de balanço e renovação de mandatos do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) aprovou, nesta quarta-feira, 05, a candidatura da Associação UNE – Angola, liderada por Isaías Domingos Mateus “Kalunga”, como candidato único à liderança desta agremiação juvenil, o qual deverá contar com o apoio incondicional da JMPLA.
De acordo com o coordenador da comissão eleitoral, Artur Sapalo, durante conferência de imprensa que decorreu ontem, na Casa da Juventude em Viana, foi validada a candidatura da Associação UNE – Angola, encabeçada por Isaías Domingos Mateus e invalidada a candidatura da Brigada de Literatura, encabeçada pelo jovem Mário Jelson dos Santos Lourenço, por irregularidade e insuficiências de assinaturas.
Segundo o coordenador da comissão eleitoral, para além da insuficiência de assinatura, a subscrição do candidato da Brigada Jovem de Literatura foi rejeitada também devido a demarcação da organização ao candidato e por este não fazer parte da organização.
“Insuficiência de subscrição das organizações juvenis de âmbito nacional das 15 subscrições como requisito, apresentaram apenas 12 e 1 CPJ e das 12 só estão conforme 8 subscrições”, sublinhou e acrescentou que “houve subscrição que já estão na candidatura da Une – Angola”.
Quanto à demarcação, Artur Sapalo fez entender que a mesa da assembleia da Brigada Jovem de Literatura, demarca do candidato e informa com documentos após a convocação da Assembleia da BJL.
“É o presidente da Assembleia que tem legitimidade de deliberar sobre qualquer matéria sobre a organização e não foi consultado”, disse. Segundo o presidente da mesa da Assembleia Geral da BJL, “no documento diz que o candidato não é membro da organização”.
Fontes do Correio da Kianda dizem que a decisão de candidatura única veio da estrutura máxima do partido no poder (MPLA), que orientou o seu braço juvenil JMPLA para apoiar a Associação UNE – Angola liderada pelo Jovem Isaías Domingos Mateus “Calunga”, na VII Assembleia Geral ordinária de balanço e renovação de mandato do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e que contará com apoio do secretariado nacional da JMPLA e do seu líder Crispiniano dos Santos.
Isaías Domingos Mateus “Kalunga”, que lidera a associação UNE – Angola vai concorrer ao voto sozinho, na VII Assembleia que irá eleger o novo líder do Conselho Nacional da Juventude e dos novos órgãos sociais desta agremiação juvenil, que será realizado no próximo dia 27 de Agosto, no Centro de Conferência de Talatona.