Justiça
Isabel dos Santos próxima arguida? Inquérito segue à DNIAP
O processo de inquérito relativo à gestão da antiga presidente do Conselho de Administração da SONANGOL, Isabel dos Santos, segue, nas próximas semanas, para a Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP).
Segundo a directora nacional de combate à corrupção, Inocência de Brito, que falava em entrevista exclusiva à Angop, o inquérito preliminar já foi concluído, devendo ser remetido à DNIAP, para a competente instrução preparatória do processo-crime.
Trata-se de um inquérito instaurado pela Procuradoria-Geral da República, a 2 de Março de 2018, para apurar denúncias de uma transferência de mais de USD 38 milhões, supostamente orientada por Isabel dos Santos, depois de exonerada da gestão do Conselho de Administração da SONANGOL.
Dias depois da denúncia, Isabel dos Santos negou as acusações e considerou-as “infundadas”, afirmando-se “confortável” com o inquérito aberto pela PGR.
A empresária, segundo a responsável da DNPCC, respondeu às convocatórias da PGR por via do seu advogado, dando conta que a mesma teve contacto com a notificação.
Inocência de Brito explicou que Isabel dos Santos devia ser ouvida em Dezembro último, mas não compareceu por estar ausente do país.
A garantia da comparência havia sido dada pelo advogado da empresária, segundo o qual a sua constituinte viria ao país para cumprir com a diligência processual, o que não se verificou.
Por não se ter efectivado o regresso da empresária, na altura devida, Inocência de Brito informou que a mesma voltará a ser chamada, brevemente.
C/ Angop