A imprensa portuguesa noticiou que Isabel dos Santos pretende avançar com uma acção administrativa para tentar recuperar o seu direito de voto no banco EuroBic.
De acordo com a notícia veiculada pelo Jornal Económico, o processo movido pela filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos, tem como partes contrainteressadas o EuroBic e as sociedades Finisantoro Holding Limited e Santoro Financial Holding, através das quais detém uma participação de 42,5% no Banco BIC Português.
Contudo, o investidor libanês Roger Tamraz, destaca notícia, já ofereceu mais de 143 milhões de euros por 47,5% do Eurobic, para adquirir os 42,5% pertencentes a Isabel dos Santos e os 5% detidos por Sebastião Lavrador.
Em Outubro último, Isabel dos Santos já tinha apresentado um processo cautelar contra o Banco de Portugal, também com os mesmos contra interessados.
A resposta veio no dia 25 de Dezembro, quando três bancos portugueses avançaram com uma nova acção judicial, contra a holding maltesa Winterfell Industries da empresária. A acção em causa foi avançada pelo Novo Banco, Caixa Geral de Depósitos e BCP, conforme divulgado pelo Expresso.
O bancos citados anteriormente reclamam 26,39 milhões de euros que terão sido emprestados no âmbito do negócio para a compra de parte da Efacec em 2015, a Isabel dos Santos e à Winterfell Industries, de Malta. A participação da empresária na Efacec foi nacionalizada devido ao caso “Luanda Leaks”, que está prestes a completar um ano.