Mundo
Irão recusa negociações directas com EUA sobre programa nuclear
Foi excluída hoje, pelo chefe da diplomacia iraniana, qualquer negociação directa com os Estados Unidos no actual contexto de “pressão máxima” do Presidente norte-americano, Donald Trump, sobre o programa nuclear iraniano.
Abbas Araghchi declarou durante uma conferência de imprensa conjunta em Teerão com o homólogo russo, que “o se país não negocia sob pressão, ameaças ou sanções.
Ao lado de Serguei Lavrov acrescentou que “não haverá possibilidade de negociações directas entre nós e os Estados Unidos sobre a questão nuclear”.
O ministro russo chegou hoje a Teerão para uma visita dedicada em parte à situação no Médio Oriente.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reimpôs uma política de “pressão máxima” sobre o Irão, pouco depois de regressar à presidência, para impedir Teerão de desenvolver armas nucleares.
Washington decretou na segunda-feira novas sanções contra indivíduos e navios ligados à indústria petrolífera iraniana, a segunda medida deste tipo desde o início do ano.
O chefe da diplomacia iraniana disse que está a coordenar as posições do Irão sobre o acordo nuclear em cooperação com “os amigos na Rússia e na China”.