Connect with us

Mundo

Irão: primeiro vice-presidente assume funções de Ebrahim Raisi morto em queda de helicóptero

Published

on

O porta-voz do Conselho Guardião da República Islâmica do Irão, Hadi Tahan Nazif, anunciou que, conforme a Constituição, o primeiro vice-presidente do Irão, Mohamad Mojber, assumirá as funções executivas do país com a aprovação do Líder Supremo.

Em uma entrevista esta segunda-feira, 20, Tahan Nazif explicou que, com a aprovação do Líder Supremo, um conselho composto pelo chefe do poder judicial iraniano, o presidente do parlamento e o vice-presidente tomará medidas para realizar eleições presidenciais dentro de 50 dias.

Expressando condolências pelo falecimento do presidente e de sua comitiva na noite do nascimento do Imam Reza (que a paz esteja com ele), Tahan Nazif afirmou que a população valoriza os seus esforços.

“A constituição prevê as disposições necessárias e, com a aprovação do Líder Supremo, o primeiro vice-presidente assume a responsabilidade e os poderes do presidente. Um conselho composto pelo chefe do judiciário, pelo chefe do poder legislativo e pelo primeiro vice-presidente deve tomar medidas para a realização das eleições no prazo de 50 dias”, acrescentou, em declarações a IRNA.

Ressaltou que, segundo o Líder Supremo da Revolução Islâmica, Aiatolá Seyed Ali Khamenei, “a nação iraniana não deve se preocupar. Não haverá interrupções nas operações do país.”

Seyed Ebrahim Raisi morreu este domingo após a queda do helicóptero que o transportava no noroeste do Irão. No helicóptero estavam, igualmente, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão. Hosein Amir Abdolahian, o representante do Líder Supremo no Leste do Azerbaijão, Hoyatolislam Al-e Hashem, e o governador do Leste do Azerbaijão, Dr. Rahmati, além da tripulação.  

Rússia envia 50 montanhistas para auxiliar nas buscas por helicóptero do presidente Raisi