Ligar-se a nós

Mundo

Irão exige fim do bloqueio dos EUA para reabrir Estreito de Ormuz

Publicado

em

O Irão voltou a condicionar a reabertura do Estreito de Ormuz ao cumprimento de várias exigências por parte dos Estados Unidos, incluindo o fim do bloqueio naval norte-americano, o levantamento das sanções económicas e o pagamento de indemnizações pelos danos causados durante o recente conflito.

O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão, disse que Washington deverá ainda cessar as ameaças contra Teerão, interromper permanentemente as acções militares contra o país e os seus aliados regionais, retirar as forças navais e aéreas envolvidas no bloqueio e libertar os activos iranianos congelados.

Entretanto, o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, afirmou que dirigentes iranianos garantiram a Washington que não pretendem impor restrições à navegação no Estreito de Ormuz.

A tensão permanece elevada na região, enquanto os Estados Unidos mantêm operações navais no Golfo e o conflito continua a ter impacto na segurança e no comércio internacional, devido à importância estratégica do Estreito de Ormuz para o transporte global de petróleo.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD