Mundo
Irão considera que os EUA fracassaram na sua política de sanções
O Ministério iraniano das Relações Exteriores indicou hoje que os Estados Unidos não conseguiram que a comunidade internacional aplique as suas sanções contra o Irão, depois que eximisse temporariamente a oito países delas, e que Washington não tem ferramentas para continuar a pressionar.
“As sanções, com as quais os EUA pressionaram à sociedade mundial para que seguisse as proibições contra o Irão, não foram frutíferas para eles”, afirmou o porta-voz, Bahram Qasemí, num vídeo publicado na página do Ministério.
“A maior parte das medidas americanas fracassaram depois de pagar um alto preço para obrigar os bancos, companhias e empresas a cooperar” nas sanções contra o Irão, acrescentou Qasemí.
“Não parece que os EUA tenham mais capacidade para pressionar os países do mundo para que não cooperem com o Irão”, ressaltou.
O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, anunciou ontem que na próxima segunda-feira vai repôr todas as sanções contra o Irão, mas irá eximir temporariamente oito países ou “jurisdições” territoriais que fizeram “esforços” para reduzir as suas importações de petróleo de Teerão.
Esta segunda ronda de sanções vai dirigida a frear as exportações petrolíferas do Irão e as transações financeiras com o Banco Central iraniano, entre outros.