Ligar-se a nós

Mundo

Irão condena na ONU “declarações beligerantes” de Donald Trump

Publicado

em

O Irão condenou aquilo a que chamou de “declarações beligerantes” do Presidente norte-americano, Donald Trump, sobre o apoio de Teerão aos rebeles hutis no Iémen.

Aquele país asiático alertou ainda que qualquer acto de agressão dos Estados Unidos terá “graves consequências”, que Washington terá de assumir total “responsabilidade”.

O embaixador iraniano, através de uma carta enviada ao Conselho de Segurança da ONU, divulgada esta segunda-feira, pela imprensa internacional, expressou uma “profunda preocupação e condenação inequívoca às recentes declarações beligerantes” de altos funcionários do governo dos Estados Unidos, incluindo o seu Presidente.

Amir Iravani disse que os Estados Unidos estão a tentar “de forma desesperada” justificar os ataques que fez no Iémen e ameaçar de forma aberta usar a força contra o Irão.

Sobre o assunto, o cientista político Eurico Gonçalves explica as possíveis implicações no cenário geopolítico, os últimos acontecimentos no Iémen que culminaram com um ataque até agora atribuído aos Estados Unidos, pelo que o especialista antevê um desacelerar nas relações já tensas entre a nação mais poderosa do mundo e o Irão.

Para o especialista a administração Trump deve recorrer aos instrumentos multilaterais e agir concertadamente, e não ter uma política virada em resolver os conflitos mundiais sozinha.

Eurico Gonçalves defende ser necessário que o governo de Trump adopte uma postura mais coerente, pelo que alerta sobre a necessidade urgente de o Conselho da ONU convocar uma reunião de carácter urgente e procurar amenizar as tensões.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD