Ligar-se a nós

Mundo

Irão assume controlo do Estreito de Ormuz

Publicado

em

A Guarda Revolucionária da República Islâmica iraniana declarou nesta quinta-feira, 05, que o estreito de Ormuz, entre golfos Pérsico e de Omã, está sob seu controlo de acordo com o direito internacional.

O regime iraiano anuncia ainda que quaisquer navios fora do protocolo no referido perimêtro serão afundados.

“De acordo com as leis e resoluções internacionais em tempos de guerra, as regras de trânsito pelo estreito de Ormuz estarão sob o controlo da República Islâmica”, disse o brigadeiro-general Kiumars Heidari, vice-comandante da base Khatam al-Anbiya, o comando central unificado das forças armadas iranianas, às televisões locais.

O especialista em relações internacionais, Kikinamo Tussamba, assegura não ter dúvidas de que este novo desenrolar no Médio Oriente, venha a forçar um provavél envolvimento da China, no referido conflito, na medida em que o gogante asiático enfrentará impactos directos com o bloqueio do canal de Ormuz.

Referir que tudo isso acontece numa altura em que o filho de Ali Khamenei foi escolhido pela Assembleia dos Peritos do Irão para ser o novo Líder Supremo do país, após a morte de seu pai, o aiatolá Ali Khamenei, no dia 28 de fevereiro, em um ataque lançado pelos Estados Unidos e Israel.

Segundo a emissora local Iran International, a decisão de escolher Trata-se de Mojtaba Khamenei, de 56 anos, foi tomada no dia na terça-feira, 3 de março, sob forte pressão da Guarda Revolucionária Islâmica.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD