Educação Financeira
Iphone 16 – Já vai a correr para o ter?
Dia 9 de Setembro de 2024, foi anunciada a nova gama de telemóveis da marca Apple, designada por Iphone 16, com a venda a começar a ser feita no dia 20 de Setembro.
O título do artigo desta semana é provocador, pois para uma grande franja da sociedade mundial, ter este telefone é um sonho. Ir a correr para o comprar é a antítese da racionalidade. O telefone será o mais caro da história da marca e em Angola, em Moçambique e em Portugal, o record será batido. Em Angola, por exemplo, o valor será superior a Kz 2 000 000,00 (dois milhões de kwanzas).
Tenho escrito em mais de dois anos no Correio da Kianda sobre tecnologias de informação, telemóveis, e mais uma vez justifica-se pelo momento de altas taxas de inflação (subida generalizada dos preços dos bens e serviços na economia), com a directa erosão (destruição) dos rendimentos pessoais e familiares e o lançamento e venda de um telefone “da moda”, deve fazer-nos pensar, se e por exemplo:
– devemos comprar sempre o último modelo de telefone, auriculares, capas, etc;
– devemos comprar outros últimos modelos do que seja o que for.
Basicamente, os telefones fazem o mesmo entre si. Se estamos a viver tempos complicados, é hora das pessoas pensarem nas prioridades e a meu ver, comprar o último telefone, o último televisor, e assim por diante, é sinal de que o consumerismo (excesso de consumo sem necessidade, sem a consciência ambiental), está a ganhar ao que deve ser sempre primário: se posso, se preciso comprar algo dentro do enquadramento das minhas/nossas necessidades do dia-a-dia e do médio prazo (até 3 anos).
Pense nisto.
Há mar e mar, há ir e voltar.