Politica
Investimento da Espanha em Angola avaliado em 260 milhões de euros
O volume das exportações de Espanha para Angola, em 2022, cifrou-se em 260 milhões de euros, mesmo período em que aquele país importou de Angola matérias-primas avaliadas em 1.620 milhões de euros, 90 por cento dos quais proveniente da compra de petróleo e Gás.
Os dados foram revelados ontem, em Luanda, pelo embaixador da Espanha em Angola, Manuel Lejarreta, quando discursava na abertura do 1º Fórum de Negócios Angola e Espanha, realizado sob o lema “Parcerias e Investimento”.
No encontro, a classe empresarial dos dois países passou em revista temas do fortalecimento da cooperação bilateral e as vantagens recíprocas no sector produtivo, ambiente, tecnologias, entre outros aspectos.
Vários temas foram abordados em mesa redonda dos painéis sobre “Agricultura”, “Ambiente”, “Transformação Digital”, “Audiovisuais”, “Economia”, “Saúde e Farmácia” e “”Empreendedorismo Feminino”.
O embaixador Manuel Lejarreta referiu que as estatísticas de investimento espanhol em Angola apontam para um fluxo de 340 milhões de euros, valor que ainda “deixa muito a desejar”, tendo em conta o potencial inerente às vantagens comparativas que os países possuem do ponto de vista económico. Entretanto, reconhece, por outro lado, que o contexto da pandemia esteja na base do abrandamento das trocas comerciais.
O diplomata sente-se confortado pelos ” bons sinais” de recuperação económica, manifestados, quer em Angola, quer em Espanha, alicerçados pela “boa vontade política e empresarial” dos seus dignos representantes, motivo pelo qual sublinhou que “a realização o 1º Fórum ajudará a encontrar soluções” para os desafios que se impõem na perspectiva do incremento das trocas comerciais com vantagens recíprocas.
“As relações entre Angola e Espanha continuam a fortalecer-se, sobretudo nos últimos tempos em que ambos os países evidenciam resultados animadores em termos de crescimento.
A visita efectuada a Angola pelo presidente, Pedro Sanches, em Abril de 2021, seguida da visita de Estado à Espanha do Presidente da República de Angola, João Lourenço e a recente vinda (em Fevereiro) do Rei de Espanha são a mais alta expressão do fortalecimento das nossas relações”, disse Manuel Lajarreta.
Segundo o chefe da missão diplomática espanhola no nosso país, os sectores de infra-estruturas, energia e consultoria constituem as áreas predilectas das empresas originárias de Espanha que, há vários anos, operam em Angola, por considerarem um país de oportunidades de negócios interessantes e trabalho profícuo.
“Quero, também, encorajar as empresas angolanas a olharem para Espanha como um destino para os seus negócios, numa altura em que estamos a revitalizar os mecanismos de promoção bilateral no âmbito comercial e empresarial que estarão à disposição dos empresários dos dois países”, avançou .