Connect with us

Lifestyle

Investigadora lança livro sobre qualidade do ensino superior

Published

on

Trata-se da obra científica “Engajamento, Alienação e Qualidade do Ensino Superior – Uma análise com os Estudantes em Angola e na diáspora” que será lançada na sexta-feira, 26, em Luanda, pela investigadora e professora doutora, Carla Cristina Vilarinho de Sousa Queiroz.

O acto de lançamento acontece às 17h30, no Auditório Grande da Academia BAI. A obra científica “Engajamento, alienação e qualidade do Ensino Superior – uma análise com os estudantes em Angola e na diáspora”, figura-se como um contributo à produção e publicação de obras científicas de especialistas das instituições de ensino superior em Angola.

A apresentação do livro estará a cargo do Professor Doutor, Octávio Serra Van-Dúnem, e irão proceder a abertura e encerramento da cerimónia a Presidente do Conselho de Administração da Academia BAI e Fundação BAI, Noelma Viegas de Abreu, e a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, respectivamente.

Vão, ainda, intervir na cerimónia os Professores Doutores, Tone Gallagher e Dina Zoe Belluigi, ambos da Queen´s University Belfast (Reino Unido). O programa contempla, igualmente, um momento de conversa com o historiador e escritor, Adriano Mixinge, e a autora da obra, Carla Queiroz.

Sobre o livro

O livro apresenta os resultados de um estudo sobre os factores que influenciam o sucesso dos estudantes e a qualidade do ensino superior, colocando no centro da análise as discussões teóricas e dados empíricos sobre o engajamento e a alienação dos estudantes.

No estudo de caso, exploram-se as experiências, as vivências e as percepções dos estudantes sobre o engajamento e a qualidade do ensino superior em Angola e em vários contextos internacionais (Cuba, Portugal e Reino Unido). A recolha de dados envolveu um inquérito com 1010 estudantes dos quatro países, bem como entrevistas semi-estruturadas e grupos focais com 43 estudantes, estando eles a frequentar cursos ligados às profissões liberais de Direito, Enfermagem, Contabilidade, Psicologia Clínica e Engenharia.

O livro levanta questionamentos sobre o papel dos estudantes na organização da sua própria aprendizagem e sobre as condições que as Instituições de Ensino Superior devem criar para a formação e desenvolvimento dos estudantes. Sobressai como elemento central a influência do contexto imediato (interacção entre os estudantes e os professores; a qualidade do ensino, dos currículos e da avaliação; a qualidade dos recursos e dos espaços de ensino) e do contexto distal (cultura, políticas governamentais, economia, media) no sucesso ou insucesso dos estudantes no ensino superior.

Sobre a autora

Carla Cristina Vilarinho Queiroz é doutorada em Estudos de Ensino Superior pela School of Social Sciences, Education and Social Work da Queen’s University Belfast, no Reino Unido (2020), mestre em Ciência Política, Governação e Políticas Públicas pela Universidade de Manchester (2012) e licenciada em Defectologia pela Universidade Pedagógica, Enrique José Varona, em Havana, Cuba (1991). No período de 1993 a 2010, desenvolveu a sua carreira em Angola e na África do Sul, junto de Organizações Não Governamentais e da Agência Internacional de Apoio ao Desenvolvimento Internacional (USAID) na gestão de programas de desenvolvimento da educação, saúde e governação. Posteriormente, foi Directora-Geral-Adjunta do Instituto Superior de Serviço Social em Luanda (2008 a 2012) e do Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior em Angola (INAAREES) de 2013-2018. É membro da British Association for Comparative Education (BAICE) e da Society for Higher Education Studies (SHES) no Reino Unido. É pesquisadora da African Scholars Network do Centre for Evidence and Social Innovation e da UCSA- Unidade de Ciências Sociais Aplicadas do Instituto Superior de Administração e Finanças (ISAF) da Academia BAI. Actualmente, é Administradora Executiva da Fundação BAI e Directora-Geral do ISAF.

Colunistas