Sociedade
Interrompida circulação de comboio entre Lubango e Matala
Esta interrompida a circulação do comboio entre os municípios do Lubango e da Matala, devido os estragos causados pelas chuvas entre as localidades da Chanja e Olivença, a cerca de 60 quilómetros da capital huilana.
A informação foi avançada em comunicado, pelo Conselho de Administração da Empresa do Caminho de Ferro de Moçâmedes.
Esta, no entanto, é a segunda interrupção em menos de dois meses, a 05 de Dezembro de 2023, 150 metros de balastro que sustentam as travessas e a linha do Caminho de Ferro de Moçâmedes foram arrastados, na localidade de Bember, município da Matala (Huíla), tendo provocado a paralisação de uma semana.
O Conselho de Administração da Empresa do Caminho de Ferro de Moçâmedes explica que as equipas técnicas do CFM, estão no local para a reposição da normalidade, admitindo ser uma situação que condiciona a circulação dos comboios nesse troço, interrompendo a circulação no troço Lubango/Matala, por um período não inferior a 15 dias, devido aos danos causados na plataforma.
A empresa informa que enquanto decorrem os trabalhos e para manter a ligação ferroviária entre a Huíla e Cuando Cubango, vai realizar comboios de passageiros entre as cidades da Matala e Menongue a partir desta terça-feira 05, estando os comboios de mercadorias temporariamente cancelados.