Connect with us

Politica

“Inteligência Externa têm que estar de olhos bem abertos” – João Lourenço

Published

on

O Presidente da República alertou esta quarta-feira, 30, para a necessidade dos Serviços de Inteligência Externa estarem “de olhos bem abertos a tudo o que se passa no mundo, sobretudo em termos de segurança e estabilidade dos países”.

João Lourenço fez tal declaração no acto de tomada de posse, hoje, da nova directora-geral adjunta dos SIE, Teresa Manuel Bento da Silva, no Palácio Presidencial, da Cidade Alta, em Luanda.

Na base das declarações do Chefe de Estado angolano está o golpe de Estado orquestrado por um grupo de militares de alta patente do Gabão, nesta madrugada, minutos depois de o órgão eleitoral do Estado centro-africano ter anunciado que o Presidente Ali Bongo tinha ganho um terceiro mandato.

“O tipo de Serviços de Inteligência Externa, no mundo de hoje, cada vez mais conturbado, com conflitos de toda ordem… Esta madrugada mesmo acabámos de ser surpreendidos com alguma instabilidade que, em princípio, reina aqui no país irmão, muito próximo de nós”, orientou, João Lourenço.

Teresa Manuel Bento da Silva substitui no cargo Mário António da Costa Dias, que foi exonerado, no dia 24 de Agosto, depois de ouvido o Conselho de Segurança Nacional.

Continue Reading
2 Comments

2 Comments

  1. Manuel Caquineca

    31/08/2023 at 12:49 pm

    os golpes de Estado que ocorrem em África, sobretudo nos países francófonos, é fruto dos descontentamentos de varia ordem, sobretudo, a má qualidade de vida dos cidadãos e não só, da violação dos princípios democráticos, e finalmente da submissão com que os governantes colocam os países perante as suas potências colonizadoras. quantos os projectos não reflitam a realidade social ou as cooperações bilateral ou multilateral beneficiam um número reduzido de pessoas, pode desencadear manifestações pacíficas ou não, guerras e golpes de Estado.

    • António Mansevani

      31/08/2023 at 3:30 pm

      Caquineca mano chegaste até ao fim da matéria.Intelecto!
      Poderá acontecer também em Angola!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *