Connect with us

Sociedade

Instituto Médio Agrário arranca em 2021

Published

on

O Instituto Médio Agrário (IMA) do município do Luau, província do Moxico, vai arrancar no próximo ano lectivo de 2021, com cursos de produção vegetal e animal.

Construído no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), o IMA prevê implementar igualmente cursos básicos e médios de gestão agrária, mecanizada e agronómica, bem como recursos florestais.

Com capacidade para mais de mil estudantes, em três turnos, 200 dos quais em regime de internato, o empreendimento comporta 16 salas de aula, laboratório, biblioteca, auditório, refeitório, campo multiusos, dormitórios e campos agrícolas para aulas práticas.

De acordo com o director municipal da Educação no Luau,Victor Jorge, as aulas iniciam em Janeiro próximo, com 350 alunos, assegurados por 22 docentes admitidos no último concurso público.

Localizado a 16 quilómetros a sul da vila do Luau, o estabelecimento de ensino foi construído numa área de 16 hectares e será o primeiro da região leste do país (constituída por Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte) a ministrar a formação média técnica e básica em produção vegetal (agricultura), gestão agrícola e recursos florestais.

Luau está situado a 334 quilómetros a leste da cidade do Luena, capital provincial, e conta com uma população estimada em mais de 107 mil habitantes, na sua maioria camponeses.

Por Angop