Connect with us

Sociedade

Instituto debate estratégias de combate às drogas

Published

on

O Instituto Nacional de Luta Anti-Droga (INALUD) promoveu hoje uma actividade de reflexão sobre os perigos do uso das drogas, no âmbito das comemorações do Dia Internacional de Luta contra as Drogas a assinalar-se a 26 de Junho.

As apresentações que decorrem um pouco em todo o país, têm como objectivo prevenir o uso de drogas, e reflectir sobre as estratégias de combate às drogas e a toxicodependência no país.

O evento aconteceu no auditório do instituto superior Osvaldo Serra Van-Dúnem sob lema, “A evidencia é clara, invista na prevenção”.

De acordo com o director geral adjunto do INALUD, André Suami, a situação é preocupante, numa altura em que “os jovens estão mergulhados no consumo e comercialização das drogas de forma fácil”.

Em termos numéricos, segundo a directora geral do Instituto Nacional de Luta contra as Drogas, Ana da Conceição Mamede, desde 2003 passaram pelo INALUD mais de 17 mil pessoas.

Ana Mamede avança, por outro lado, que deste número, o género masculino domina, e afirma que estratégias estão em curso para se reduzir a procura e a oferta.

Assinala-se hoje o Dia Mundial contra as Drogas. Data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU, em 7 Dezembro de 1987, como recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de Junho do mesmo ano.