Sociedade
Instituto Camões acolhe festival internacional de cinema documental
O Camões – Centro Cultural Português em Luanda vai acolher de 2 a 7 de Abril de 2022, o festival internacional de Cinema Documental denominado DOC Luanda, numa iniciática da Mukixe Produções de Audiovisuais em parceria com a CriaCom Comunicação.
O evento, segundo o comunicado de imprensa, visa estabelecer uma visão contemporânea do Mundo e de Angola através do cinema e da sua história e incentivar o intercâmbio cultural, contribuindo para o futuro do panorama do cinema angolano, com base num cunho pedagógico.
Com acesso gratuito ao publico interessado, o festival estará dividido em várias sessões, sendo a internacional para dar a conhecer autores e títulos recentes da cinematografia mundial, e a nacional para divulgar a mais recente produção nacional angolana nos formatos curta e longa metragem.
O evento reserva ainda Sessões Temáticas e Não Competitivas, através das quais a organização pretende mostrar produções de filmes pouco vistos e importantes para a cultura e história de Angola, além de focar autores e filmografias da cinematografia mundial.
Para o Director do DOC Luanda, Jorge António, um dos objectivos do festival é de homenagear a figura do realizador, ator e técnico do cinema angolano, cujo trabalho afigura-se como importante no desenvolvimento do sector.
Programa do DOC Luanda
O Festival Internacional de Cinema Documental de Luanda reserva vários momentos para o público amante da sétima arte:
Masterclasses/Encontros
Conversas e encontros com o publico à volta de temáticas de interesse e importantes para o desenvolvimento do cinema angolano. A intenção é que para estes encontros ou masterclasses sejam convidadas profissionais de reconhecido mérito e competência nas suas especialidades.
Concertos /Artes Performativas
A intenção de organizar concertos/espetáculos com artistas consagrados no panorama angolano desde a música, dança, teatro. A ideia de incluir esta secção tem o intuito de criar/diversificar uma visão mais abrangente de outras artes.
Feira do Livro e do DVD
A intenção de organizar uma Feira do Livro e do DVD é prestar um serviço à comunidade em geral e aos cinéfilos e estudantes de cinema em particular. Numa cidade em que a oferta de produtos culturais é escassa, a Feira do Livro e do DVD coloca à disposição de todos inúmeros títulos editoriais e edições de filmes em formato home movie a preços reduzidos.
Exposições
Serão organizadas exposições temáticas que promovam o conhecimento e possam ajudar a divulgar a história do cinema.
O Director do evento e da Mukixe Produções, Jorge António, refere que esta primeira edição do DOC Luanda contará também com uma exposição sobre a História do cinema angolano
“O cinema em países como Angola representa algo de muito importante, não só no que diz respeito à preservação da memória de todo um povo, mas ao mesmo tempo a imagem de uma identidade e de desenvolvimento que pode mostrar ao resto do mundo. Assim, organizar um Festival como o DOC Luanda no Camões – Centro Cultural Português, irá permitir uma reflexão sobre outras formas de pensar, olhar e comunicar, contribuindo assim para um maior desenvolvimento cultural não só de Angola, mas da comunidade lusófona”, disse.