Politica
“Instituições do Estado devem contribuir para melhoria das condições de vida dos angolanos”
O Presidente do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes, foi recebido esta quarta-feira, pelo ministro do interior, Eugénio Laborinho, no âmbito do seu pedido de audiência para abordar a postura da polícia Nacional.
O encontro, que serviu para discutir questões urgentes relacionadas à segurança pública em Angola e essencialmente ao direito à manifestação e protecção aos jornalistas, ocorreu na sala de reuniões do Ministério do Interior e contou com a presença de diversos responsáveis daquele órgão do Estado.
Na ocasião, o anfitrião Eugénio Laborinho reconheceu durante a sua intervenção, existir agentes que cometem erros, alguns dos quais culminam com a perda de vidas humanas.
Eugénio Laborinho referiu que sempre que as circunstâncias o exijam têm sido instaurados processos de inquérito, de averiguação, disciplinares e criminais, contra os envolvidos.
O ministro do Interior afirmou que só em 2023 foram expulsos da corporação 46 efectivos e, no primeiro semestre deste ano, outros 32 por má conduta
Por sua vez o presidente do Bloco Democrático disse que o seu partido está extremamente preocupado com a actuação da Polícia, e com a imagem que esta pode passar a nível nacional e internacional, referindo-se aos confrontos frequentes entre os polícias e os cidadãos.
O Presidente do Bloco Democrático disse ser fundamental que todas as instituições do Estado contribuam para a melhoria das condições de vida dos angolanos.
Vieira Lopes apontou também a situação política, social e económica do país, que tem contribuído para o aumento destas práticas violentas entre a polícia e o cidadão e vice-versa.
E destacou a necessidade urgente de se repensar as práticas policiais para se garantir que os direitos de todos os cidadãos sejam respeitados, incluindo o direito à manifestação pacífica.
Ouvíamos o Presidente do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes, sobre o encontro que manteve hoje com o Ministro do Interior, Eugénio Laborinho para discutir questões relacionadas à segurança pública em Angola.