Connect with us

Sociedade

Inspectores-gerais dos países membros da CPLP reunidos em Cabo Verde

Published

on

Decorre em Cabo Verde, na cidade da Praia, a Conferência Anual dos Organismos Estratégicos de Controlo Interno da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OECI-CPLP).

Nesta décima conferência, que decorre sob o lema “O Controlo das Aquisições Públicas”, a delegação da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), dissertou sobre o tema “A Reforma dos Órgãos de Controlo Interno – Caso de Estudo de Angola”, durante o qual passou a sua experiência relativa às reformas efectuadas na sua estrutura orgânica, alargamento territorial e estratégias da actividade inspectiva e de controlo interno.

Por outro lado, partilhou, igualmente, a experiência em matéria de contratação pública, bem como as inconformidades encontradas fruto da actividade de Controlo Interno, demonstrando assim a caracterização de uma instituição mais robusta, eficaz e eficiente na sua acção e produção de melhores resultados.

À margem desta conferência, o Inspector-geral da Administração do Estado, Ângelo da Veiga Tavares, participou numa reunião com os inspectores-gerais dos países membros, que visou a discussão de estratégias pontuais de cooperação e ajuda mútua que permitam o reforço das capacidades internas dos órgãos de controlo interno e da sua participação ininterrupta nos fóruns da organização.

“Os OECI-CPLP, desde a sua criação, têm envidado esforços conjuntos para a instituição de uma rede de controlo para agregar valor e aprimorar a gestão pública, mediante a convergência de princípios programáticos destinados a sustentar a actividade de controlo dos organismos com foco no fortalecimento das acções de controlo e avaliação da execução de programas”, informa o comunicado a qual o Correio da Kianda teve acesso.

Esta disposição dos países membros da CPLP está expressa no “Memorando de Lisboa”, produzido no âmbito da primeira conferência dos organismos, em Novembro de 2008.

Colunistas