África

Insegurança, cooperação bilateral e combate ao terrorismo sobre a mesa de périplo de Téte António ao Sahel

Publicado

em

A incrementação de laços de cooperação bilateral, questões inerentes a instabilidade provocada pelos grupos jihadistas e terroristas e o impacto da insegurança nos países do Sahel estiveram sobre a mesa do périplo de cinco dias que ministro das Relações Exteriores efectuou pelos países daquela região, tendo início domingo, 15, em Dakar, capital do Senegal, e término hoje, após visita a capital Niamey, no Níger, tendo sido igualmente recebido pelas lideranças do Mali e Burkina Faso.

Em Ouagadougou, na terça-feira, Téte António transmitiu ao Presidente de Transição do Burkina Faso, Ibrahim Traoré, uma mensagem verbal do Chefe de Estado João Lourenço, enquanto igualmente presidente da União Africana “focada na partilha de experiência de Angola no reforço da construção da paz e do desenvolvimento económico de África”, em que, segundo o MIREX, exprime “a solidariedade para com o povo burkinabe, assim como evoca os esforços para a pacificação, reconciliação nacional e estabilidade política no continente africano”.

“O Presidente de Transição do Burkina Faso agradeceu a iniciativa de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola e Presidente da União Africana pelo contacto de auscultação dos problemas que afligem a região de Sahel e em particular do Burkina Faso”, lê-se no comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Recordar que o presidente de transição e capitão burquinabe, Ibrahim Traoré, é o mais novo protegido de Vladimir Putin, e da República da Rússia. Traoré lidera o Burkina Faso, desde Setembro de 2022, após protagonizar um golpe de Estado contra um outro oficial militar que havia dado um golpe de Estado em Janeiro daquele mesmo ano, tendo prometido devolver o poder aos civis, e promover eleições, por ora sem data para acontecerem.

No mesmo dia, o chefe da diplomacia angolana visitou Bamako, tendo sido recebido pelo General Assimi Goïta, Presidente de Transição da República do Mali, onde transmitiu “uma mensagem de paz, diálogo franco e aberto para ultrapassar os desafios que se impõe, e desta forma dar lugar ao caminho do desenvolvimento económico e social do país”.

De seguida, Téte António visitou a capital Niamey, no Níger, onde, igualmente, transmitiu uma mensagem verbal do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, para o General Abdourahamane Tchiani, Presidente do Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria.

“O chefe da diplomacia angolana foi instruído pelo Presidente João Lourenço enquanto Presidente da União Africana, para transmitir ao Presidente de transição do Níger uma mensagem que reflecte os desafios políticos e a situação de segurança vigente no Níger e em especial no Sahel, relatou o MIREX, sem entretanto, avançar mais detalhes sobre o encontro.

Sahel Africano 

A região do Sahel fica localizada entre o norte árido do Sahara e as savanas mais férteis ao sul, abrangendo o Senegal, a Gâmbia, a Mauritânia, a Guiné, o Mali, o Burkina Faso, o Níger, o Chade, o Camarões e a Nigéria.

A região enfrenta uma combinação crítica de problemas interligados, dentre eles, Golpes de Estado e instabilidade política, crise humanitária, mudanças climáticas e desertificação, tráfico ilícito e crime organizado, que ameaçam a estabilidade e desenvolvimento de vários países africanos.

“As relações bilaterais entre Angola e esses países da África Ocidental (Mali, Burkina Faso e Níger), são caracterizadas por uma cooperação crescente, embora com diferentes níveis de profundidade e áreas de actuação”, avançou o Ministério das Relações Exteriores.

Corredor do Lobito em Roma 

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, viajou esta quinta-feira, 19, para a Itália. Em Roma, segundo nota do MIREX, Téte António irá participar num evento que terá como foco o desenvolvimento do Corredor do Lobito.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version