Connect with us

Sociedade

Inscrições abertas para concurso de redação internacional sobre escassez de água

Published

on

O Gabinete das Nações Unidas para os Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA, da sigla em inglês), em colaboração com o Space Generation Advisory Council (SGAC) – Conselho Consultivo da Geração Espacial, lançou a edição de 2022 do Space4Youth Essay Competition!, que este ano, destaca a escassez de água como um grande desafio global.

Os participantes deverão apresentar um ensaio sobre o tema “O espaço como ferramenta para acelerar a mudança na gestão sustentável dos recursos hídricos, hidrologia e protecção dos ecossistemas aquáticos”, mas podem escolher o seu próprio tema dentro desse tema central.

Deverão se concentrar em como o espaço pode ser usado para enfrentar os desafios da água, destacando exemplos concretos, realistas e originais de como a ciência espacial, a tecnologia e as suas aplicações podem informar e/ou apoiar a entrega de acções e compromissos para problemas de gestão da água e adaptação de políticas a nível local, nacional, regional e, ou internacional.

Os autores dos três melhores ensaios receberão uma viagem aos Estados Unidos para se encontrarem com representantes do sector espacial dos EUA e participarem de um Acampamento Espacial para Adultos no Centro Espacial e de Foguetes dos EUA, em Huntsville, Alabama.

As três melhores redações serão ainda publicadas na página “Space for Youth” e no “Space4Water Portal”, da UNOOSA. Outra oportunidade é que os autores dos três melhores ensaios poderão ainda ser convidados a participar de outros eventos internacionais.

Para se inscrever, leia as directrizes e regras na chamada de resumos e ensaios. As submissões para o resumo devem ser enviadas até 24 de Novembro de 2022. Os candidatos aprovados serão comunicados até 14 de Dezembro de 2022 e devem enviar os seus trabalhos até 15 de Janeiro de 2023.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.

Colunistas