Sociedade
Ingombota precisa de mais institutos médios técnicos para colmatar demanda, revela Directora da Educação
A Directora Municipal da Educação da Ingombota, Joana Torres, disse em exclusivo à Rádio Correio da Kianda, que o município debate-se com a problemática da falta de uma escola de ensino médio-técnico, por ser uma das instituições mais procuradas pela juventude, por se constituir num modelo de formação que permite o ingresso do formando ao mercado de trabalho.
“O maior desfaio é no que concerne uma escola do ensino médio técnico, sabe que boa parte da juventude pretende ingressar num curso técnico, para depois a formação poder empreender ou ingressar no mercado de trabalho” frisou-.
A responsável destaca ainda a adopção de quadros brancos em todas as instituições escolares como outro grande desafio do sector na Ingombota.
Joana Torres elenca ainda a problemática de crianças fora do sistema de ensino, como um grande desafio do município, pelo que destaca a inauguração recentemente de uma escola do segundo ciclo do ensino secundário na zona da Ilha de Luanda, apesar de não ser a prioridade, para tentar minimizar a demanda naquela zona sobretudo de forte pressão.
A Directora Municipal da Educação disse que há neste momento uma escola do primeiro ciclo número 1203, por detrás do Nzinga Mbande, poderá permitir a inserção no sistema de ensino mais de mil crianças.
“Nós temos uma escola, que é um desafio que já vem desde 2014, porque esteve paralisada, mas a previsão é que termine até Dezembro deste ano, e podemos inserir ainda ao longo deste ano mais de mil alunos” sinalizou.
Joana Torres disse que a Ingombota conta com pelo menos 27 escolas públicas e 34 privadas, perfazendo o total de 67 instituições, com mais de 40 mil alunos matriculados no presente ano lectivo.
As declarações da Directora Municipal da Educação da Ingombota, Joana Torres, foram feitas aquando da emissão especial do programa Capital Central, emitido na última quinta-feira, 09, pela Rádio Correio da Kianda, no âmbito da aproximação da emissora às comunidades.