Ligar-se a nós

Economia

Inflação no mês de Outubro atinge cifra dos 17% reafirmando trajectória decrescente

Publicado

em

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), dão conta que o Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN), fixou-se em 17,43 por cento em Outubro deste ano. De acordo com informações apuradas pela Rádio Correio da Kianda, os dados revelam uma trajectória descendente há 15 meses consecutivos.

Os dados revelam igualmente que este é o nível mais baixo da inflação desde Outubro de 2023, em que registava 16,58 por cento.

O registo representa uma queda de 11,74 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2024, em que se cifrava em 29,17 por cento, e de 0,73 pontos percentuais face a Setembro de 2025, com 18,16 por cento.

Para o economista José Lumbo, esta tendência decrescente não influencia na redução dos preços, ou seja, o especialista explica que a redução dos preços será apenas assinalada assim que se registar uma deflação.

José Lumbo disse ser importante continuar-se a com todos os ensaios e exercícios no capítulo do fomento da produção interna, por formas a encontrar-se níveis desejados de preços para a população angolana.

O economista disse que a produção local provoca igualmente a redução de preços. José Lumbo defende um olhar clínico à política cambial, como um elemento ou oportunidade para garantir fomento a produção local, pelo facto de estar a “cutucar a certa medida o aumento dos preços”.

“Por outro lado, gostava de dizer que um dos elementos que tem uma grande influência nos preços, é a política cambial. E nós defendemos a incorporação de taxas de câmbio diferenciadas, por exemplo para os empresários por formas a responder o grande desafio do Executivo que passa pelo fomento a produção interna” sinalizou.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD