Economia
Indústria assina acordos de investimento privado avaliados em mais de USD 14 milhões
Com a implementação dos projectos, prevê-se a criação de 87 postos de trabalho directos, dos quais 80 para trabalhadores angolanos.
Os projectos, assinados pelo director da UTAIP, Jose Gama Sala, enquadram-se nos sub-sectores de Indústria de pasta de papel, de papel, cartão e seus artigos, no caso assinado pela ANGOPAPER, LDA.
Um outro tem que ver com a fabricação de produtos químicos e de fibras sintéticas ou artificiais, excepto produtos farmacêuticos, no caso, assinado pela QUIMILAR – Indústria Química de Angola, LDA.
Outro está ligado a indústria de bebidas, no caso um projecto assinado pela Refriango Huambo – Bebidas e Refrigerantes, LDA.
Assim sendo, os projectos aprovados serão implementados nas províncias de Luanda (2) e Huambo (1).
Os mesmos estão em conformidade com a nova política de investimento privado e respondem aos vários objectivos identificados no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017, garantindo, deste modo, o alcance de vários objectivos estratégicos, entre os quais fomento da produção nacional; promoção do emprego e qualificação da mão-de-obra nacional; bem como propiciar o abastecimento eficaz do mercado interno.
Conforme previsto nos contratos de investimento celebrados entre o MIND e os investidores, e visando o alcance do sucesso na implementação dos investimentos, o Ministério, enquanto representante do Estado prestará o apoio institucional necessário através de mecanismos de acompanhamento em articulação com os demais órgãos do Estado intervenientes em matéria de investimento privado.