Economia
Inclusão financeira chega ao mercado do Asa Branca
Mais de dois mil vendedores do mercado do Asa Branca, no município do Cazenga, em Luanda, tiveram nesta terça-feira, acesso ao serviço E-Kumbu, via telemóvel, através do qual poderão passar a pagar as taxas diárias.
A iniciativa é do Banco Sol, que levou nesta terça-feira, 1 de Junho, ao mercado do Asa Branca, o seu novo serviço e-Kumbu, uma ferramenta multiforme de microcrédito que permite aos utilizadores efectuarem pagamentos online, além de acederem a micro-financiamentos a partir do telefone mesmo sem recurso à Internet.
Entre as utilidades do serviço para os vendedores está a possibilidade de pagarem a taxa diária do mercado via telefone através da plataforma e-Kumbu, mediante registo do número de telefone de cada um dos comerciantes.
A referida iniciativa, enquadrada nas políticas de apoio à inclusão financeira, do Executivo Angolano, poderá facilitar e tornar mais seguro e cômodo a vida dos 2.700 comerciantes que exercem actividade naquele mercado, por causa da possibilidade de efectuarem os pagamentos das taxas diárias de forma automática, via telemóvel, sem esperarem pela presença dos fiscais da administração do mercado.
Para a gestão e controlo, os vendedores internos e externos do mercado começaram, hoje, a serem cadastrados pelo Banco Sol.
O Director Comercial do Banco Sol para área de Retalho, Dário Airosa, explica que “a ideia é tornar mais segura a forma de pagamentos e evitar os assaltos que muitas vezes ocorre com os vendedores”.
O responsável acrescentou ainda que pretendem com a medida, “ter o sector informal sob controlo da banca, por isso viemos ao encontro deles, porque a inclusão financeira é o objecto principal do e-Kumbu mas oferecer segurança e conforto aos comerciantes o mais simplificado possível é a nossa meta” assinala.