Sociedade
Incidente fecha temporariamente aeroporto em Cabinda
Um incidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira, com uma viatura do corpo de bombeiros, obrigou o encerramento da pista do aeroporto Maria Mambo Café, em Cabinda, por mais de duas horas.
De acordo com fonte da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) a viatura, que fazia a vistoria de rotina à placa do aeroporto, capotou na zona de segurança da pista, obstruindo-a.
A situação forçou um avião de passageiros da TAAG, que fazia a rota Luanda/Cabinda/Luanda, a regressar a capital do país.
O aeroporto de Cabinda está em obras de construção e ampliação, desde Janeiro do ano passado, com vista a dotá-lo de condições operacionais e técnicas para que possa ser uma alternante de destino ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, além de dar outra dinâmica à operacionalidade das aeronaves e ao atendimento de passageiros e carga.
Enquadrada no plano operacional da Linha de Crédito da China, a empreitada, orçada em 185 milhões de dólares, terá a duração de 14 meses e consiste no aumento das margens de segurança da pista para voos visuais.
O projecto prevê, também, a modernização e a colocação de novo equipamento de ajuda a navegação, tendo em conta a utilização, no futuro, de outro tipo de aeronaves como os aviões do tipo Boeing-777 e 737.