Sociedade
Incêndio no Parque da Quiçama devasta 100 hectares de vegetação
Um incêndio de médias proporções no Parque Nacional da Quiçama, na Província do Icolo e Bengo, devastou, na quarta-feira, 17, cerca de 100 hectares de vegetação, tendo provocado danos ao meio ambiente.
O incêndio consumiu mais de 100 hectares de vegetação, provocando danos ao meio ambiente.
“Registamos e intervencionamos um incêndio de médias proporções que ocorreu no interior do Parque da Açama, onde devastou mais de 100 hectares da vegetação, por consequência provocou danos ao meio ambiente.”, afirmou o porta-voz do Serviço de Produção Civil e Bombeiros de Icolo e Bengo, Inspector Bombeiro Joaquim Piedade, em declarações esta quinta-feira à imprensa.
Joaquim Piedade garantiu que a pronta intervenção das forças permitiu o corte da cadeia de propagação das chamas para o habitat onde estavam localizados os animais, razão pela qual não houve vítimas da fauna.
O responsável presume que a causa do incêndio, que teve duração de 12 horas, seja fogo posto, tendo as chamas atingido altas proporções que para sua extinção, exigiu do corpo de Bombeiros a presença operativa de mais de 140 efectivos.
A luta maior, sublinhou, foi salvaguardar as outras áreas de interesse turístico.
“Fogo posto presume ser a base do próprio incêndio, o incêndio teve uma duração de 12 horas operacionais em função do próprio sentido do vento que dificultava as nossas acções de extinção da mesma e também do acesso às nossas técnicas ao interior do próprio parque. Sabemos que o terreno é acidentado e foi um dos motivos que levou esse tempo operacional”, disse, acrescentando que para conter as chamas tiveram o reforço também de efectivos do Comando Nacional, do Comando Provincial de Luanda e do Quartel Principal, onde mais de 145 efectivos tiveram a operação da extinção deste incêndio.