Destaque
Incêndio mata anciã de 75 anos morre carbonizada em Benguela
Cinco incêndios, mais quatro em relação ao período anterior, foram registados, nos últimos sete dias, na província de Benguela, pelo Comando Provincial da Protecção Civil e Bombeiros, dos quais resultou na morte de uma anciã de 75 anos de idade.
De acordo com uma nota de Imprensa, a que à Angop teve acesso hoje, os incêndios ocorreram dois no município de Benguela, no bairro Pecuária, igual número no Lobito, nos bairros do Liro e Boa Vista, um na Catumbela, no Alto Niva, afectando quatro residências e uma padaria, cujas causas foram três negligências, um curto-circuito e um auto-aquecimento.
A nota adianta que a anciã, que morreu carbonizada no bairro da Pecuária (Benguela), fumava deitada na cama, acabando por adormecer, que em consequência o colchão entrou em combustão e causou o incêndio.
O comunicado do Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros indica que a corporação removeu um cadáver, na Estrada Nacional número 100 na comuna da Canjala, fez três asseguramentos, seis assistências à aeronaves, 13 evacuações de pacientes por desencalhamento e 16 protecções.
Quanto ao asseguramento na orla marítima, o comunicado aponta o registo de dois asseguramentos, 20 vigias, 28 patrulhamentos com viaturas e 53 apeados, enquanto na actividade profilática foram realizadas seis palestras e 59 sensibilizações.
O Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros apela à população a ter maior prudência ao manusear produtos que possam causar incêndio e evitar que fósforos e fontes luminosas estejam ao alcance das crianças, possibilitando que as mesmas brinquem, visto que na maioria dos casos resulta em incêndios.
Para os fumantes, aconselha a fumar em locais seguros por ser prejudicial a saúde e não o fazerem deitado na cama, com vista a evitar incêndio.