Connect with us

eleições

Inaugurado edifício Margaret Anstee nova sede da CNE

Published

on

Foi inaugurado, nesta quinta-feira, 26 de Maio de 2022, em Luanda, o edifício Sede da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), pelo Presidente da República, João Lourenço, com vista as eleições gerais de Agosto próximo.

O edifício sede da CNE localizado no bairro dos Coqueiros, há dezenas de metros da Cidade Alta, em Luanda, tem o nome de Margaret Anstee, diplomata britânica que esteve em Angola, em 1992 em representação do Secretário Geral das Nações Unidas, a quando da realização das primeiras eleições em Angola, e que marcou a entrada de Angola para o multipartidarismo.

A inauguração da sede da CNE acontece cerca de dois meses depois da data inicialmente prevista, a quando do lançamento das obras da sua construção em Julho de 2020, com os prazos definidos em 18 meses.

Orçada em 44 milhões 731 mil e 750 dólares, a empreitada esteve a cargo da empresa Mitrelli Group, Ltd e incluiu a construção do Centro de Escrutínio Nacional. Com a construção da nova sede, no bairro Coqueiros, em Luanda, a CNE deixa, por um lado, de ter instalações compartilhadas com outras entidades públicas e privadas, incluindo residências particulares, e passa a poupar dinheiro, pois deixa o arrendamento.

Desde o início da empreitada, o Presidente da República, João Lourenço, já visitou a infraestrutura em duas ocasiões. A primeira, a 21 de Agosto de 2021, ao passo que a última foi em Março deste ano, quando os trabalhos já se encontravam num nivel de execução de 95% de conclusão.

Quem é Margaret Anstee

Entre 1992 a 1993, Margaret Anstee foi Enviada Especial do Secretária-Geral da ONU para Angola tornando-se também na primeira mulher a liderar uma Missão de Manutenção de Paz da ONI ao liderar a 2° Missão de Verificação da ONU em Angola UNAVEM II em 1992 representando assim o nosso país uma importante etapa na vida profissional desta insigne diplomata.

Margaret Anstee, falecida a 25 de Agosto de 2016 com 90 anos foi em vida uma das mais importantes diplomatas britânicas sendo uma das primeiras mulheres a trabalhar no Ministério dos Negócios Estrangeiros Britânicos em 1948.

Durante perto de 40 anos (1953-1993), Margaret Anstee esteve ao serviço da Organização das Nações Unidas tornando-se na primeira mulher a ser nomeada Secretária-Geral Adjunta no ano de 1987.

Com um curriculum extenso que incluiu importantes missões no Bangladesh, México, Chernobyl, Kuwait, Bolívia, Peru, Viena da Áustria entre outros países, Margaret Anstee deixa um legado importante para as gerações vindouras.

C/JA