Angola que dá certo
INAC e igrejas cristãs unem-se no combate à violência infantil
Teve início esta terça-feira, 29, na província do Huambo, o reforço de cooperação institucional entre o Instituto Nacional da Criança (INAC) e o Conselho de Igrejas Cristãs em Angola, com objectivo de intensificarem as acções voltados ao combate à violência infantil.
A iniciativa visa criar bases fortes de protecção das crianças contra os maus tratos, evitar a sua presença nas ruas e em condições de vulnerabilidade sem nenhum apoio dos pais e ajuda familiar.
De acordo com o responsável do CICA na província do Huambo, reverendo Euclides dos Santos, existem na província casos preocupantes de violência contra as crianças que começam no ambiente familiar.
Tendo acrescentado que o envolvimento activo da igreja surge para melhor articulação laboral e eficaz, entre os sectores de progressão social e os Estado.
O reverendo Euclides dos Santos, apelou as igrejas cristãs a continuarem a moralizar a sociedade por via da disseminação dos princípios éticos e a observância rigorosa dos direitos humanos para reverter o actual quadro.
Já o Director do INAC na província do Huambo, Eusébio Evaristo disse que a província registou de Janeiro à presente data, 765 casos de violência contra criança, sendo 13 situações de disputa de guarda, 191 exploração do trabalho infantil, 68 de fuga a paternidade e dez á maternidade e 24 de violência sexual.
De acordo com o INAC, do total de casos registados nos 11 municípios da província, 24 têm como protagonista agentes da Polícia Nacional, 19 efectivos das Forças Armadas Angolanas, 180 membros da Sociedade Civil, 41 professores, sete enfermeiros e um bancário.