Economia
Impostos altos afunilam lucros das empresas em Angola, diz especialista
Algumas empresas em Luanda descontam os seus trabalhadores, mas não fazem chegar o valor à segurança social. A denúncia é do Director Provincial do INSS, Blancha Chendovava, que revela que mais de 20 mil empresas estão em falta com as suas contribuições.
O responsável disse que, o facto compromete a sustentabilidade deste sistema, tendo alertado que os prevaricadores serão responsabilizados.
E o analista Aguinaldo Gando, disse à Rádio Correio da Kianda que, os impostos elevados que o Estado cobra, estão a contribuir para a falência de algumas empresas em Angola.
Gando reagia o posicionamento da CEAST que, defende que o Governo crie políticas tendentes a reduzir o custo da cesta básica, agravada com “pesados e insuportáveis impostos”, sustentando que as despesas das empresas em Angola, não dão margem para lucros, pelo que defende mudança de paradigma.
Diz por outro lado o analista, que a economia angolana precisa se firmar, para que a procura e a oferta sejam proporcionais. Gando, aponta a falta de produção em cadeia, como outro factor que contribui para a falência de muitas empresas.