Sociedade
Imposição de “tarifas recíprocas” dos EUA poderão penalizar a economia do país e das famílias, afirma economista
O economista José Macuva considerou que a imposição de “tarifas recíprocas” sobre as importações angolanas, que serão taxadas em 32%, anunciada pela administração Trump, é uma das que pode entender-se como penosa, sobretudo para o nosso país, por ser dependente de um único produto de exportação, que é o petróleo. Macuva, diz que a medida é consequência da taxa de tributação muito elevada.
O economista disse que isto mostra que as políticas do executivo estão atabalhoadas, visto que com essa medida, dificilmente empresários quererão investidor o seu capital em Angola.
O valor das tarifas, será cerca de metade da taxa de 63%, que os EUA alegam serem os impostos e taxas cobrados, sobre os seus produtos por Angola.
Donald Trump afirmou que os Estados Unidos foram “pilhados e violados” pelos seus parceiros comerciais e que, muitas vezes, os “amigos são piores que os inimigos” no comércio internacional.
Continuar a ler