Connect with us

Politica

Importância do capital humano no desenvolvimento domina encontro entre VPR e líderes de instituições ambientais africanas

Published

on

A capacitação e valorização do capital humano enquanto centro da agenda de desenvolvimento do continente africano dominou a audiência que a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, concedeu na manhã desta quarta-feira, 07, à comitiva do Centro de Ciências da África Austral para Mudanças Climáticas e Gestão Adaptativa dos Solos (SASSCAL), encabeçada pela Directora Executiva da instituição, Jane Olwoch, em que também participou o coordenador do Programa de Monitoramento da Segurança Ambiental para África, Tidiane Ouattara.

Em declarações à imprensa no final da audiência, Tidiane Ouattara afirmou que a África Austral está numa fase histórica muito importante no que se refere ao programa espacial da região, e sublinhou o papel da SASSCAL e do Centro de Investigação Científica e Industrial da África do Sul na implementação de acções que visam o desenvolvimento da região austral do continente africano.

As duas organizações realizam neste momento em Angola um workshop relacionado com o monitoramento global para o ambiente e segurança em África, em que participam no referido workshop perto de 150 pessoas, incluindo 36 estudantes, 12 dos quais são angolanos, informou, tendo acrescentado que no encontro estão a ser utilizadas imagens espaciais não apenas para dar soluções às questões de monitoramento das áreas costeiras e marinhas, mas também para a terra, no geral.

“Estamos muito felizes porque ouvimos de Sua Excelência Vice-Presidente da República, que, sem deixar de enfatizar a importância dos valiosos recursos minerais e de natureza diferenciada que possui o continente africano, deu particular destaque à necessidade de capacitação e valorização do capital humano enquanto centro da agenda do desenvolvimento do continente africano”, enfatizou.

“Fomos recebidos por Sua Excelência Vice-Presidente , e antes estivemos com a Senhora Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologias e Inovação. Queremos agradecer o Executivo angolano pelo facto de colocar a ciência e a tecnologia de inovação no centro das questões relacionadas ao desenvolvimento, não apenas de Angola mas também de África”, afirmou Tidiane Ouattara.

Iniciativa apoiada pelo Governo alemão, a SASSCAL foi criada com o objectivo de capacitar os países da África Austral no combate às alterações climáticas e na gestão dos solos.

Por sua vez, o Programa de Monitoramento da Segurança Ambiental para África financiado pela União Africana e apoiado pela União Europeia, está voltado à capacitação de jovens africanos em matéria de ciências espaciais, mais especificamente na observação da terra e recursos marinhos das áreas transfronteiriças e costeiras.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *