Connect with us

Sociedade

Impacto ambiental: Catoca descarta presença de metais pesados no rio Lova após vazamento

Published

on

A Sociedade Mineira de Catoca descartou a presença de metais pesados na água dos rios afectados pelo vazamento de polpa da bacia de rejeitados. Em causa, está o incidente registado no sistema de drenagem de rejeitados da empresa, mais concretamente uma ruptura na conduta que funciona como vertedor, tendo causado um vazamento no rio Lova e adjacente.

De acordo com comunicado de imprensa enviado esta manhã ao Correio da Kianda, a “ruptura está completamente estancada” e acontece, nesse momento, o processo de reposição natural dos ecossistemas dos rios afectados.

“Reiteramos que na bacia de rejeitados contém apenas misturas de rochas naturais, como areia e argila, e a composição da matéria corresponde aproximadamente aos fluxos de lama na estação chuvosa e não contém componentes químicos externos, o que nos permite afirmar que tal situação não representa risco de vida para as populações afectadas”, afirma a direcção da empresa no comunicado.

Ainda de acordo com a Catoca, ao identificarem o incidente “agiram imediatamente para estancar a ruptura e, até final de Julho o processo ficou normalizado”.

“Nesta altura o nosso principal objectivo é minimizar o impacto deste acidente, ajudando as comunidades locais e trabalhando em cooperação com especialistas de diferentes instituições públicas e privadas para prevenir quaisquer futuros acidentes”, compromete-se a empresa.

O comunicado indica ainda que decorrem trabalhos para a realização de uma auditoria independente as estruturas hidráulicas e outras instalações de produção com o envolvimento de especialistas internacionais para identificar e eliminar o risco de incidentes semelhantes no futuro, uma acção recomendada pela Comissão Multissectorial que acompanha a realização do trabalho.

Responsabilidade social

A Sociedade Mineira de Catoca, Lda., mantém o seu propósito de responsabilidade sócio ambiental, pugnando sempre pelas boas práticas de gestão de projectos mineiros, respeitando o Código Mineiro, a Lei de Base do Ambiente e todas as Leis complementares, em alinhamento com as autoridades ambientais, em estrito cumprimento das regras vigentes e reportando todas as situações registadas.

Através dos programas responsabilidade social, Catoca apoia milhares de famílias com acções no domínio da educação, saúde, desenvolvimento económico por via da promoção à agricultura e piscicultura, bem como através dos quatro programas sociais estratégicos, recentemente criados, nomeadamente, Aluno Catoca, Crédito à Mulher Rural, Catoca Académico e Jovem Empreendedor Catoca.

Colunistas