Sociedade
Ilha, Marginal do Benfica e Viana terão hoje queima de fogos de artifício
O Comando Provincial dos Bombeiros em Luanda licenciou três pontos para a realização de espectáculos de pirotecnia, vulgo fogo de artifício, para a celebração do ano novo, às 00 hora desta quarta-feira.
A informação foi tornada pública pelo Governo Provincial de Luanda (GPL), que através do seu Gabinete da Comunicação Social, informa que para a celebração do novo de 2025, a 1 de Janeiro, três pontos estratégicos foram definidos.
Assim, a parcela 3 da Ilha do Cabo (junto à bomba da Pumangol) será o principal ponto da capital do país, com a duração de 15 minutos.
Os outros dois pontos são a Marginal do Benfica, no Município de Talatona, ao passo que os conhecidos quatro campos do projecto habitacional Luanda Sul, em Viana constitui o terceiro ponto licenciado.
Diferente do primeiro ponto, na Ilha do Cabo, os festivais de pirotecnia do Benfica e de Viana terão a duração de cinco minutos cada.
Uma recente entrevista aos orgãos de Comunicação Social em Luanda, a Directora do Gabinete provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Tatiana Morais Mbuta, esclareceu que o licenciamento de festivais de pirotecnia é uma actividade cuja responsabilidade é do serviço provincial de proteção civil e Bombeiros de Luanda, e não do seu gabinete.
De acordo com Tatiana Morais, aquele gabinete provincial tem apenas competências para licenciar festas de passagem de ano, bem como as vigílias religiosas a serem realizadas foram dos templos habituais.
“As vigílias realizadas no interior dos templos onde habitual ocorrem os seus cultos estes não carecem de autorização”, disse.
O GPL, através de uma nota a que o Correio da Kianda teve acesso, apela a todos os munícipes que estejam presentes nos locais de lançamento de fogo de artifício a respeitarem as orientações das autoridades de segurança, a evitarem situações de risco, mantendo uma distância segura das áreas reservadas para o espectáculo, assegurarem a preservação do ambiente e descartarem o lixo de forma adequada.