Connect with us

Mercados

IGAPE abre novo concurso para privatização da ENSA

Published

on

O concurso público aberto há um ano para a privatização da Empresa Nacional de Seguros (ENSA), não obteve êxitos desejados, razão pela qual, o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) vê-se na necessidade de abrir um novo concurso público para adjudicação da empresa, no âmbito do PROPIV.

O comunicado do IGAPE, enviado ao Correio da Kianda, refere que depois de esgotar o prazo definido para recepção, análise e negociação das propostas no âmbito do processo de privatização da ENSA Seguros de Angola, S.A., sem que no entanto, se tivesse encontrado uma entidade a altura de pagar pelo real valor dos activos da seguradora, o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) decidiu dar por terminado o procedimento da  privatização da seguradora.

Além de não ter recebido propostas que reflectissem o valor real da ENSA, a nota refere ainda que o potencial futuro da ENSA também ficou entre os elementos tidos em conta, e que resulta da evolução positiva dos seus resultados.

O procedimento de privatização da ENSA, aberto desde 10 de Junho de 2021, contemplava a alienação de 51% do respectivo capital social por via de um Concurso Limitado por Prévia Qualificação, dirigido a investidores nacionais e estrangeiros.

Entretanto, o IGAPE garante que processo atraiu interesse de vários investidores de referência, quer angolanos, como estrangeiros, mas “o contexto económico e financeiro conturbado pelo impacto da pandemia de Covid-19 impediu o alcance dos objectivos pretendidos”.

Por esta razão pretende promover um novo processo de privatização da seguradora, no sentido de maximizar o seu valor e reforçar a sua estratégia de crescimento, enquanto empresa de referência para a dinamização do mercado de capitais angolano.

O procedimento em perspectiva consistirá na alienação de um bloco de acções, preferencialmente por via de um procedimento em bolsa de valores, cujo processo permita abarcar parceiros da indústria, capazes de agregar valor e know-how à ENSA e pequenos subscritores, em particular os Colaboradores.

Apesar disso mostra-se confiante numa alteração positiva do contexto macroeconómico de Angola para um novo ciclo de crescimento que anime as perspectivas futuras, associadas à abertura do mercado de acções na BODIVA.

Existe a convicção de que estes factores contribuirão sobremaneira para a valorização da ENSA e maximização dos resultados económicos e financeiros da privatização.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: IGAPE abre novo concurso para privatização da ENSA - Correio da Kianda - Compra e Venda Aqui

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.