Connect with us

Sociedade

IGAE: Gestão da Informação dentre os temas a serem abordados no encontro metodológico

Published

on

O Chefe do Departamento do Gabinete de Comunicação Institucional da IGAE fez um balanço positivo do primeiro dia do encontro metodológico. O também porta-voz do certame, Daniel Domingos, disse à Rádio Correio da Kianda que os objectivos preconizados superaram as expectativas, tendo em conta “a forma brilhante como os prelectores apresentaram os temas”, bem como a participação dos inspectores e funcionários em geral presentes na actividade, que decorre até esta terça feira, na Escola Nacional de Administração e Políticas Publicas (ENAPP).

Daniel Domingos, depois de ter feito o rescaldo da primeira jornada metodológica que se descreveu nos três temas: “Normas e Técnicas do Procedimento Inspectivo da IGAE”, “Procedimentos Especiais da IGAE” “Modo de elaboração do plano de Incepção, projecto de relatório e relatório final” e sobre “Técnicas de Auditoria Financeira e de Conformidade, disse, por outro lado, que o segundo e último dia, 14, dos trabalhos reserva temas como “Gestão da Informação e Segredo de Estado”, dentre outros.

Trabalho conjunto 

A prelectora do terceiro tema do primeiro dia do encontro Metodológico da IGAE, Petrouska Ribeiro, defendeu ontem trabalho conjunto dos integrantes da Inspeção Geral da Administração do Estado, quando dissertava o tema sobre “Modo de elaboração do plano de inspeção, projecto de relatório e relatório final”.

Petrouska falou, igualmente, sobre o procedimento inicial de actividade inspectiva, esse, segundo a prelectora, constitui o conteúdo fundamental de um plano de acção. A também responsável da área Fiscal e Sindicância, disse que, os funcionários da IGAE não necessitam de novos conteúdos para o bom desempenho das suas funções, mas, basta promover refrescamentos como estes, com os conteúdos e legislação em vigor é suficiente para atingir os objectivos definidos pela instituição.

Os conteúdos essenciais do relatório preliminar, a observância do princípio do contraditório, bem como a tramitação final e atribuições especificas do IGE foram outros assuntos aflorados pela prelectora.

Vale lembrar que procedeu a abertura do encontro o Inspector Geral do Estado, Ângelo da Veigas Tavares.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Colunistas