Connect with us

Politica

IGAE devolve viaturas recuperadas à Administração do Sumbe

Published

on

Três viaturas de marca Toyota, modelo Land Cruiser, e outra Hilux, recuperadas aos ex-titulares de cargos públicos, foram entregues pela Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) à Administração Municipal do Sumbe.

O acto de entrega foi feito na última sexta-feira, 26, pelo representante do Departamento Administrativo, Recursos Humanos e Jurídico da IGAE no Cuanza Sul, Benjamim Ginga, ao administrador-adjunto para a Área Técnica e Infra-estrutura, Rui Osório Luanda.

“A recuperação dos meios rolantes é resultante do quadro de transparência no sector da Administração Pública. A retirada das viaturas aos antigos gestores obedece ao Decreto Presidencial número 92/20, de 4 de Maio, sobre o regulamento de aquisição e abate da frota do Estado”, explicou e avançou que “este instrumento jurídico exige aos contemplados com viaturas, a entrega dos meios, sendo que os visados se recusaram a devolvê-las, o que desencadeou a medida coerciva para a retirada dos mesmos”, informou.

O representante da IGAE garantiu que o  processo vai continuar  a ser operacionalizado para “controlar e evitar a posse ilegal dos meios do Estado”.

A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) e outros órgãos competentes têm recuperado, em todo o país, viaturas e outros meios do Estado que estavam ilegalmente em posse de ex-gestores e outros cargos de chefia, no âmbito do combate à impunidade.

De recordar que no início de Maio, a IGAE devolveu ao Governo Provincial de Luanda (GPL), onze viaturas e três residências recuperadas de antigos gestores públicos.

IGAE devolve ao GPL bens recuperados de antigos gestores públicos