Sociedade
Identificados perto de 130 casos positivos de cancro da próstata durante campanha
A campanha massiva de rastreio do cancro da próstata, que decorreu em quase todo o país, e teve a duração de dez dias, identificou no seu diagnóstico final 129 casos positivos da doença.
Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha enquadra-se no programa mais vasto da introdução do tratamento de alta complexidade da doença através da cirurgia robótica.
Durante a campanha, um total de 8.773 homens foram atendidos, destes foram processados 790 exames, o que resultou no diagnóstico final de 129 casos positivos da doença.
De acordo com o director nacional dos Hospitais, Benedito Quintas, os pacientes com diagnóstico de cancro da próstata estão a ser submetidos à biópsia e, depois, farão ressonância magnética para determinar a localização exacta do tumor e a sua dimensão.
Benedito Quintas anunciou que o processamento dos exames realizados durante a campanha massiva, vai continuar até ao último resultado.
Entretanto, apesar de a ter terminado, o responsável avança que os homens com 45 anos ou mais, que não tiveram a oportunidade, podem tratar a doença, agendando consultas nos hospitais onde foram realizadas.
O Director Nacional dos Hospitais informou que no próximo mês de Setembro a campanha massiva de rastreio do cancro da próstata arranca nas províncias do Huambo e da Huíla.