Ligar-se a nós

Sociedade

Identificados 139 edifícios em estado de degradação crítica em todo o país

Publicado

em

Mais de 500 edifícios em todo o país encontram-se em mau estado de conservação e, deste número, um total de 139 apresentam um quadro crítico, pelo que deverão ser demolidos para darem lugar a novas edificações, afirmou, ontem, em Saurimo, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação.

Carlos Alberto dos Santos, que falava no final de uma visita de constatação aos edifícios da cidade, informou que o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação tem o registo de 509 edifícios em todo o país que apresentam condições inapropriadas para a habitabilidade.

“Do levantamento técnico feito, que é dinâmico, o programa apresenta 509 edifícios, mas é subdividido em três níveis. Os edifícios preocupantes são aqueles que apresentam riscos estruturais e estão em estado de ruína, que são 139 ao nível de todo o país”, disse o ministro citado pelo Jornal de Angola.

O governante anunciou, para os próximos dias, a entrada em acção do Laboratório de Engenharia de Angola para a validação dessa informação técnica.

Carlos dos Santos lembrou que o programa estratégico aprovado pelo Conselho de Ministros prevê, numa primeira fase, o realojamento das famílias que poderão sair dos edifícios críticos e, posteriormente, partir-se para a demolição.

“O programa prevê, numa primeira fase, o realojamento dos moradores que vão sair desses prédios em risco. E se eles estão nessa condição, a única decisão que se pode ter é demoli-los. A ideia é que sejam construídos novos edifícios nos espaços onde estão a ser demolidos os antigos, com as mesmas características”, revelou.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD