Politica
Ida de João Lourenço à Kigali consolida novo acordo de cessar-fogo no Leste da RDC
O Presidente da República, João Lourenço, reuniu este domingo, 11, com o seu homólogo Paul Kagame, em Kigali, no Ruanda.
O Chefe de Estado angolano viajou àquele país para participar no acto de investidura presidencial de Kagame, reconduzido ao cargo após vencer as eleições, no passado dia 15 de Julho.
Segundo a Presidência angolana, “vários temas estiveram sobre a mesa, desde a cooperação bilateral à actualidade africana, com uma tónica muito particular à questão dominante da relação entre o Ruanda e a vizinha República Democrática do Congo, o cessar-fogo no conflito do Leste congolês”, após o acordo em vigor completar uma semana.
O especialista em relações internacionais, Isaac Canjengo, afirma que a presença do estadista angolano no acto, representa mais um passo no quadro do fortalecimento das relações entre os dois países.
Canjengo sublinha, igualmente, que o momento serviu para João Lourenço apresentar mais alguns contributos para a consolidação e segurança do novo acordo de cessar-fogo na Região Leste da República Democrática do Congo.
Lembrar que o Presidente do Ruanda, Paul Kagame, venceu as eleições gerais obtendo 99,15% dos votos, segundo os resultados parciais anunciados pela Comissão Nacional de Eleições.