Diversos
Hungria: fim estado de emergência em vigor desde crise da Covid-19
O primeiro-ministro da Hungria pôs, esta quinta-feira, fim ao estado de emergência em vigor no país desde a crise da Covid-19 e prolongado em 2022, na sequência da invasão russa da Ucrânia.
O estado de emergência conferiu ao governo do ex-primeiro-ministro Viktor Orbán o poder de governar por decreto.
Esta acção, de acordo com a imprensa europeia, valeu críticas entre os parceiros do continente.
Orbán decretou estas medidas em 2020 para fazer face às consequências da pandemia da Covid-19, embora dois anos depois tenha decidido prolongar o estado de emergência devido à guerra na Ucrânia, invocando razões humanitárias e de segurança.
O último destes prolongamentos que terminou nesta quarta-feira, foi aprovado pelo parlamento húngaro no final do ano passado.
Continuar a ler
